O Cineclube Baixa Augusta continua a indagação: Que País é este?
Nesta 2ª, 24 de maio as 19h30, com o filme:
São Paulo Sociedade Anônima
Sinopse
Ficha técnica:
Titulo original: (São Paulo Sociedade Anônima)
Gênero: Drama
Duração: 01h51min
Ano de lançamento: 1965
Atores: Ana Esmeralda , Eva Wilma , Otelo Zeloni , Walmor Chagas , Darlene Glória
Estúdio: Socine Produções Cinematográficas
Direção e roteiro: Luís Sérgio Person
Produção: Renato Magalhães Gouvêa
Música: Cláudio Petraglia
Fotografia: Ricardo Aronovich
Direção de arte: Jean Laffront
Edição: Glauco Mirko Laurelli
Luis Sérgio Person:
Filmografia como Ator
2003 - Person
1968 - Anuska, Manequim e Mulher
1968 - O Quarto
1967 - O Estranho Mundo de Zé do Caixão
1967 - Um Marido Barra Limpa
1957 - Casei-me com um Xavante
Filmografia como Diretor
1974 - Vicente do Rego Monteiro
1972 - Cassy Jones, o Magnífico Sedutor
1968 - Panca de Valente
1968 - Trilogia do Terror (episódio: A Procissão dos Mortos)
1967 - O Caso dos Irmãos Naves
1967 - Um Marido Barra Limpa
1965 - São Paulo S/A
1963 - II Palazzo Doria Pamphili
1963 - L´Ottimista sorridente (curtametragem)
1962 - Al Ladro (curtametragem)
Prêmios
- São Paulo S/A, recebeu o Prêmio de Público na 1a. Mostra Internacional do Novo Cinema que aconteceu em Pesaro na Itália; Prêmio Cabeza de Palenque no VIII Festival Internacional do Filme de Acapulco/México; Prêmio Governador do Estado, da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo; vários prêmios Cidade de São Paulo; os Prêmios Saci do Jornal O Estado de S.Paulo para melhor direção, melhor montagem e melhor filme.
- Cassy Jones, O Magnífico Sedutor que recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Gramado e prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) novamente como melhor filme do ano. O filme recebe o prêmio INC e Carlos Imperial foi premiado com o troféu Coruja de Ouro de melhor autor de partituras musicais.
Curiosidades
- Estudou no Centro Sperimentale di Cinematografia (Roma) e foi professor na Escola Superior de Cinema São Luiz (São Paulo).
- Aos vinte anos Person já havia dirigido o filme Um Marido Barra Limpa. Diretor, produtor e roteirista, entre suas obras, o seu primeiro longa foi São Paulo, Sociedade Anônima, 1965, que definitivamente solidificou seu currículo cinematográfico.
- Em 1954, entra na Faculdade de Direito (USP), porém, ele não chega a formar-se desistindo no último ano.
- Em 1955, encena peças teatrais em casa de amigos, mais tarde, apresenta-se pela Companhia de Comédias de Odilon Azevedo, no Teatro Municipal de Campinas na peça Vamos brincar de amor.
- Seu primeiro filme foi Um Marido Barra Limpa foi iniciado em 1957 e conclúido somente dez anos depois e inicialmente teve o título de Um Marido para Três mulheres.
- Person, além de atuar, produzir, dirigir, em longas e curta-metragens, fez também filmes publicitários, recebendo o prêmio de melhor comercial de cinema, Casa Zacharias, em 1969, prêmio dado pelos cronistas publicitários de São Paulo.
- Ao retornar para o cinema em 1961, após dois anos dedicando-se à diretoria da empresa Person Bouquet S/A, Person foi fazer curso de direção no Centro Sperimentale di Cinematografia, em Roma. Junto aos colegas do curso ele realizou o curta Al Ladro (1962), ainda em 62, foi assistente de direção de Luigí Zampa em Anni Ruggentti. Em 1963, fez o curta L'Ottimista Sorridente em 16 mm e dirigiu o documentário II Palazzo Doria Pamphili.
- Seu segundo longa, não menos marcante, foi O Caso dos Irmãos Naves. Do roteiro de Jean-Claude Bernardet, o filme tem no elenco Anselmo Duarte, Juca de Oliveira e Raul Cortez. Na pequena cidade de Araguari, no Estado de Minas Gerais, ao mesmo tempo em que ocorria a ditadura de Getúlio Vargas no ano de 1937, dois irmãos eram acusados por um assassinato que não cometeram. Tortura, autoritarismo e a condenação injusta, são fielmente demonstrados e interpretados por esse ótimo elenco.
- Em 1968 O Caso dos Irmãos Naves é considerado o melhor filme do ano, e em 1972 faz grande sucesso em Nova Iorque , impressionando a crítica local.
- Falece em acidente automobilístico em 7 de Janeiro de 1976.
- Em 2003 sua filha mais velha, Marina Person, dirige um documentário sobre sua vida. Como o documentário aborda muito da vida pessoal de Luiz Sérgio Person, foram aproveitados trechos de filmes em Super-8, realizados pelo próprio cineasta ou pela sua esposa, Regina Jehá, com as filhas Marina e Domingas.
Local: Rua Augusta, 1239, Conjuntos 13 e 14 – Cerqueira César
Fone: 11 – 3214 3906
Próximas sessões:
31/05 – As treze Cadeiras – de Franz Eichhorn
07/06 – Jeca Tatu – de Milton Amaral
14/06 – Boca de Ouro – de Nelson Pereira dos Santos
21/06 – Noite Vazia – de Walter Hugo Khoury
Apoio:
joaosubires
Nenhum comentário:
Postar um comentário